Sucos funcionais com alimentos de poder anti-inflamatório

Imagine só poder cuidar da sua saúde apenas tomando sucos? É uma bebida super fácil e prática de fazer que pode aumentar o poder do seu sistema imunológico e de quebra te ajudar a emagrecer. Pode parecer mentira, mas os sucos funcionais servem exatamente para isso.

Há uma variedade incrível de frutas e legumes na natureza e temos que explorar todos eles. Cada um deles possui um nutriente, mineral e vitamina diferente. O segredo é fazer uma combinação de cada um, a fim de bater um objetivo seu.

Nesse artigo, irei te mostrar quais são os alimentos que possuem poder anti-inflamatório. Confira para deixar os seus sucos funcionais detox ainda mais potentes!

O poder dos alimentos anti-inflamatórios

Sabia que a inflamação é uma resposta do nosso corpo? Uma inflamação significa que nosso corpo está se protegendo de alguma coisa. No entanto, inflamações agudas precisam ser controladas.

Principalmente quando o clima cai, muitas pessoas começam a apresentar sintomas de gripes, resfriados e viroses. Outras complicações como artrite reumatoide e outras doenças infecciosas também podem ser evitadas escolhendo os alimentos certos.

Um sistema imunológico fortalecido irá evitar qualquer tipo de doença como essas, sem necessitar de medicações. Investir na medicina natural é ainda a melhor coisa a fazer pela nossa saúde.

A maioria das frutas possuem ações anti-inflamatórias. E não é só frutas que podem compor as receitas de seus sucos funcionais. Legumes, cereais e até mesmo alguns temperos podem combater inflamações severas no nosso organismo. Invista em sucos detox com os seguintes alimentos:

Lista com 20 alimentos anti-inflamatórios para sucos funcionais

sucos funcionais

1 – Uva

A uva combate o envelhecimento da pele, é low carb, é antimicrobiano e possui um forte poder anti-inflamatório. Os principais nutrientes contidos na fruta são o revesterol, antocianinas e proantocianinas, que protegem as células inflamatórias.

2 – Abacate

O abacate elimina inchaços, desconfortos e dores de inflamações como artrite ou reumatismos. Auxilia na dilatação das artérias e reduz gorduras das veias sanguíneas. Os componentes do abacate, como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, além dos carotenoides, ajudam a combater qualquer tipo de inflamação.

3 – Limão

O limão é fonte rica de flavonoides que possuem propriedades antioxidantes e anticancerígenas. É um poderoso antibiótico natural, aumenta o poder imunológico e combate inflamações causadas por artrite reumatoide.

4 – Abacaxi

O abacaxi contém uma propriedade chamada bromelina, que é um poderoso agente anti-inflamatório. Esse composto combate a osteoartrite, câncer e doenças relacionadas com ações infecciosas.

5 – Mirtilo

O mirtilo é rica fonte de polifenois, um composto que combate o surgimento de células cancerígenas, é antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, é ainda fonte de antocianinas, que é um agente anti-inflamatório.

6 – Romã

Os agentes punicalagins, presentes nas sementes da romã são os responsáveis pela ação anti-inflamatória. É capaz de combater inflamações agudas e crônicas, podendo ainda reduzir inflamações do trato digestivo, câncer e até mesmo diabetes tipo 2.

7 – Açaí

Estudos revelam que o açaí contém um inibidor que ajuda a reduzir e prevenir dores e inflamações do corpo. Doenças crônicas como a asma, podem ter seus sintomas inflamatórios reduzidos com sucos funcionais de açaí.

8 – Guaraná

Pesquisadores descobriram que o guaraná é uma fruta poderosa com ação anti-inflamatória. A semente do guaraná pode ser usada no tratamento de doenças como artrite e até câncer. Nas sementes é possível encontrar substâncias que podem ser usadas para combater as moléculas de defesa, que em alta quantidade podem provocar doenças inflamatórias.

9 – Gengibre

O gengibre, além de aumentar o funcionamento do metabolismo é conhecido também por ser antioxidante e anti-inflamatório. Age na prevenção de gripes, resfriados, câncer, envelhecimento precoce e inibe sintomas de artrite, dores musculares e doenças do pulmão.

10 – Canela

A canela tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Pode ser usada no combate do diabetes, problemas respiratórios, digestivos, infecções agudas e reduz inflamações causadas pela artrite reumatoide.

11 – Beterraba

Possui moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que agem no combate a alguns tipos de câncer como o de pulmão, cólon, estômago, mama, próstata e testículos.

12 – Espinafre

A Neoxantina e violaxantina são anti-inflamatórios encontrados em abundância nas folhas do espinafre. O betacaroteno, como a vitamina C e vitamina K também possuem propriedades anti-inflamatórias, que combatem doenças inflamatórias.

13 – Rúcula

Uma alimentação rica em alimentos como a rúcula pode diminuir os riscos de câncer de pulmão e de útero. Compostos como o enxofre ou sulforano podem eliminar a multiplicação de células cancerígenas.

14 – Aveia

A aveia possui agentes anti-espasmódicos, que combate e alivia os sintomas da inflamação. Também age no combate dos sintomas do diabetes e previne a arteriosclerose, evitando que as células se depositem nas paredes sanguíneas.

15 – Cevada

Estudos comprovam que a cevada pode ser utilizada no tratamento de doenças inflamatórias. Ajuda no combate de doenças crônicas degenerativas como o diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer. Incluir cevada nos sucos funcionais é excelente.

16 – Soja

A soja é um dos 10 principais grãos com poder anti-inflamatório. A soja colabora com o aumento da imunidade e a capacidade de inibir ações inflamatórias agudas do corpo. Abuse desse ingrediente na dieta detox.

17 – Linhaça

A linhaça também possui um efeito anti-inflamatório e é muito usada no tratamento de doenças como dermatite e artrite. É conhecida por fortalecer a imunidade, graças à sua ação antioxidante.

18 – Chia

Inclua também a chia nas receitas detox de sucos funcionais. As sementes da chia contêm ácido graxos anti-inflamatórios que protege todo os seu corpo do surgimento das mais variadas doenças inflamatórias.

É importante ressaltar aqui que para melhorar as funções do seu sistema imunológico, é necessário o consumo diário desses alimentos. Monte um cardápio funcional com todos esses alimentos nas principais refeições do dia.

E para potencializar, inclua sucos funcionais com efeito detox. Você verá uma enorme diferença em sua qualidade de vida, pode apostar!

E se quiser saber mais sobre sucos detox, preparei um e-book completo que irá te ajudar a emagrecer tomando suco verde. Não deixe de conferir! 😉

Olá sou Tereza Alves, e irei te ajudar a Viver com mais Saúde e Bem Estar!

Tereza Alves

Tereza Alves

Apaixonada pela alimentação saudável, irei te ajudar a ter um novo estilo de vida, cheio de saúde e bem-estar!

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *