Amamentação e dieta pode? Tudo o que você precisa saber!

Amamentação e dieta pode? Após o nascimento do bebê, há várias coisas para se preocupar, isso é fato.

Porém, você não pode se esquecer de cuidar da sua saúde também, afinal, seu bebê dependerá muito dela. E uma dúvida que sempre vejo por aí é: Amamentação e dieta pode?

Segundo os especialistas, a mãe deve sim começar uma dieta balanceada enquanto está amamentando.

O bebê necessita de muitos nutrientes, vitaminas e minerais essenciais que só o leite da mãe pode ofertar.

E para que esse leite seja bem nutritivo, a mãe precisa comer bem e deixar de lado as besteiras.

Se o seu foco é perder alguns quilinhos ganhos durante a gestação, você precisa tomar cuidado para não adoecer e ficar com anemia.

Amamentar gasta muita energia e você precisa neste momento de uma alimentação funcional, como?

É exatamente isso que vou te ensinar aqui. Confira!

Amamentação e dieta pode? 6 Dicas secretas para fazer dieta enquanto amamenta.

Antes de mais nada preciso te dizer que não adianta pensar que você voltará com seu shape de antes em menos de 6 meses, porque isso é quase impossível.

A não ser que você já tenha tendência a emagrecer rápido ou seu metabolismo é acelerado, a maioria das mulheres recupera o corpo de antes dentro dos 8 a 12 meses após dar à luz.

Mas a dieta pode ajudar muito a agilizar todo esse processo do corpo. Nosso corpo interiormente demora muito tempo para cicatrizar e voltar tudo no seu devido lugar.

Veja o que você pode fazer enquanto isso acontece.

amamentação e dieta pode?

1 – Amamentação e dieta pode? Atenção aos grupos alimentares

Você precisa acompanhar a famosa pirâmide alimentar. Afinal, ela contém a quantidade necessária de todos os nutrientes para manter uma alimentação saudável.

Para ter uma boa noção disso, faça sempre um prato bem colorido e variado, uma porção de cada coisa.

Grupo carboidratos

A base da pirâmide é constituída por arroz, pão, massa, batata ou mandioca, estes alimentos são os que precisam ter em maior quantidade no seu cardápio (6 porções ao dia).

É o que te dará energia suficiente para o dia todo.

Grupo hortaliças

Em sequência temos o grupo de legumes, verduras e frutas. Este grupo você pode abusar e consumir também diariamente ao menos 3 frutas variadas.

Grupo laticínios

O próximo grupo é o de laticínios, carnes e oleaginosas. Também precisam ter na dieta, porém em menor quantidade. Ao menos 1 vez ao dia quanto às carnes, oleaginosas também 1 vez ao dia e laticínios de 2 a 3 vezes.

Grupo açúcares e óleos

E o último grupo da pirâmide é o grupo mais temido, porém também essencial na nossa dieta. O grupo dos açúcares e óleos precisam estar em nosso cardápio diário, mas em quantidade mínima.

O mínimo é uma porção de consumo diária. Troque o óleo vegetal por azeite e o açúcar por mel ou açúcar mascavo. 😉

2 – Amamentação e dieta pode? Nada de álcool

Se você quer fazer dieta na amamentação, fique longe de qualquer tipo de álcool. Álcool durante a amamentação é um veneno, principalmente para o bebê.

Pode causar sérios problemas na formação e desenvolvimento.

E sabia que o álcool em excesso engorda?

O álcool tem o poder de aumentar o nível de cortisol, um hormônio tem como característica principal o armazenamento de gordura. Imagine só, você querendo emagrecer e um tal hormônio retendo gorduras em seu corpo?

Além disso, o álcool é uma bebida rica em calorias. Portanto, mantenha distância se o seu foco é o corpinho de antes, combinado?

3 – Controle a quantidade

Se você estará seguindo uma dieta balanceada, que foca alimentação de 3 em 3 horas, você não precisará comer exageradamente nas refeições principais.

Estar amamentando não significa que você precisa comer por 2 e sim que você precisa comer direito.

Seguindo a pirâmide alimentar, você poderá comer porções pequenas e ainda assim ter uma alimentação saudável e cheia de nutrição.

4 – Amamentação e dieta pode? Abuse de gorduras saudáveis

Você deve estar confusa agora, mas existem sim gorduras boas que são essenciais para nosso organismo. E neste momento é mais do que ideal abusar delas.

As gorduras boas são mais conhecidas como gorduras insaturadas, que têm origem vegetal.

Elas trazem o benefício de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de regular todo seu metabolismo, diminuir a pressão arterial e também equilibrar o peso.

Olha só que maravilha!

Para se beneficiar deste tipo de gordura, você precisa ingerir peixes (fonte de Ômega3), óleo de abacate, óleo de linhaça, castanhas, nozes, azeite de oliva, semente de girassol, etc.

5 – Amamentação e dieta pode? Muita água durante a amamentação

A dieta na amamentação também é composta de muita água, ao menos 3 litros de água por dia.

Sabendo que o leite materno é composto de 87% de água e a mamãe deverá produzir ao menos 1 litro de leite por dia, a ingestão de água certamente deverá aumentar nesse período.

E para te ajudar a ingerir tanto líquido assim, você pode mesclar água mineral natural com sucos funcionais e frutas ricas em água, como a melancia, melão, abacaxi e a maçã.

6 – Suco DETOX

Sabia que as mamães também podem se beneficiar das vantagens que os sucos DETOX oferecem?

A maioria dos sucos DETOX incluem vários tipos de frutas e vegetais que contêm muitas vitaminas e minerais essenciais para o organismo humano.

Então é mais do que recomendado tomar DETOX durante a amamentação.

Além disso, os sucos DETOX são responsáveis por desintoxicar o organismo, tirar o inchaço (diurético) e ajudar no processo de emagrecimento de maneira totalmente natural.

Tenho um artigo aqui em que ensino várias receitas de suco DETOX.

Não esquece de dar uma olhadinha depois para potencializar ainda mais a sua dieta na amamentação.

Gostou das minhas dicas?

Então não esqueça de compartilhar com mais mamães que também têm essa mesma dúvida que você, se amamentação e dieta pode.

E qualquer dúvida, já sabe né?

Pode deixar nos comentários que ficarei muito feliz em te ajudar!

 

 

Olá sou Tereza Alves, e irei te ajudar a Viver com mais Saúde e Bem Estar!

Tereza

Tereza

Apaixonada por alimentação saudável, sou Tereza Alves e criei o Blog "Te Digital" promovendo saúde e bem-estar para ajudar pessoas que querem emagrecer rápido e com saúde.

Website: http://tedigital.com.br/

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